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estrela com sete pontas,Experimente o Show de Realidade com a Hostess Bonita, Onde Jogos ao Vivo e Presentes Virtuais Se Combinam em Uma Celebração de Emoção e Recompensas..Ficheiro:Théodore Chassériau - Tepidarium - Google Art Project.jpg|''Tepidarium'', 1853, óleo sobre tela, Musée d'Orsay,Comentando sobre estes aspectos no caso da ''Independência ou Morte!'', a pesquisadora Consuelo Schlichta considera que, segundo a óptica acadêmica, se necessário a verdade ''precisaria'' ser falseada para se poder criar uma ''impressão'' de verdade convincente e comovente. Segundo alguns relatos, o imperador, que estava em meio a uma viagem a São Paulo, ao receber as notícias que o levaram a proclamar a independência, foi encontrado sofrendo dores de um "mal gástrico". Para piorar, tinha um asno como cavalgadura e se fazia acompanhar de um magro punhado de soldados que com toda a probabilidade usavam fardas surradas e mal-cheirosas. Naturalmente a representação da "verdade", neste caso exemplar, teria um efeito todo oposto ao pretendido, que era o de consagrar um verdadeiro mito fundador e glorificar o "autor" da nação independente. Era preciso, mais do que evocar a história, ''inventá-la'', e mais que inventá-la, ''teatralizá-la'', de modo que a memória em foco se cristalizasse influentemente no imaginário popular de acordo com um programa pré-estabelecido. Assim, Dom Pedro, colocado no eixo de toda a composição, na obra de Pedro Américo deixa de ser um simples mortal e um governante controverso para se tornar um ícone, o salvador da pátria, o perfeito herói e líder, cavalgando um ''cavalo'' garboso, com uniforme de gala e comandando um batalhão de dragões igualmente lustrosos e intrépidos, que respondem ao brado memorável de forma unívoca, vigorosa e harmoniosa e representam, junto com alguns camponeses que assistem a cena, todo o povo brasileiro, forte, leal e unido. Obras assim são, como sintetizou Jorge Coli, ficções que constroem a História. O próprio pintor o confirma:.
estrela com sete pontas,Experimente o Show de Realidade com a Hostess Bonita, Onde Jogos ao Vivo e Presentes Virtuais Se Combinam em Uma Celebração de Emoção e Recompensas..Ficheiro:Théodore Chassériau - Tepidarium - Google Art Project.jpg|''Tepidarium'', 1853, óleo sobre tela, Musée d'Orsay,Comentando sobre estes aspectos no caso da ''Independência ou Morte!'', a pesquisadora Consuelo Schlichta considera que, segundo a óptica acadêmica, se necessário a verdade ''precisaria'' ser falseada para se poder criar uma ''impressão'' de verdade convincente e comovente. Segundo alguns relatos, o imperador, que estava em meio a uma viagem a São Paulo, ao receber as notícias que o levaram a proclamar a independência, foi encontrado sofrendo dores de um "mal gástrico". Para piorar, tinha um asno como cavalgadura e se fazia acompanhar de um magro punhado de soldados que com toda a probabilidade usavam fardas surradas e mal-cheirosas. Naturalmente a representação da "verdade", neste caso exemplar, teria um efeito todo oposto ao pretendido, que era o de consagrar um verdadeiro mito fundador e glorificar o "autor" da nação independente. Era preciso, mais do que evocar a história, ''inventá-la'', e mais que inventá-la, ''teatralizá-la'', de modo que a memória em foco se cristalizasse influentemente no imaginário popular de acordo com um programa pré-estabelecido. Assim, Dom Pedro, colocado no eixo de toda a composição, na obra de Pedro Américo deixa de ser um simples mortal e um governante controverso para se tornar um ícone, o salvador da pátria, o perfeito herói e líder, cavalgando um ''cavalo'' garboso, com uniforme de gala e comandando um batalhão de dragões igualmente lustrosos e intrépidos, que respondem ao brado memorável de forma unívoca, vigorosa e harmoniosa e representam, junto com alguns camponeses que assistem a cena, todo o povo brasileiro, forte, leal e unido. Obras assim são, como sintetizou Jorge Coli, ficções que constroem a História. O próprio pintor o confirma:.